Enquanto a média do setor é 0,7930, a Cassems alcança 0,8405, posicionando-se na elite das operadoras brasileiras
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores) reafirma sua excelência ao conquistar o 1º lugar no Estado no Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS 2025 – Ano-Base 2024).
Com a nota 0,8405, a Cassems supera a média nacional do setor (0,7930) e passa a integrar o seleto grupo da Agência Nacional de Saúde Suplementar como uma operadora de alta performance do Brasil.
A instituição caminha para completar 25 anos de atuação, consolidando-se como uma das mais sólidas redes assistenciais do país.
Entenda a nota da Cassems
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o índice é a prova de uma gestão focada em oferecer a melhor assistência à saúde para os mais de 210 mil beneficiários do plano.
“Esse índice leva em consideração a satisfação do beneficiário, a qualidade assistencial, aspectos financeiros e, sobretudo, a transparência das nossas ações. É um reconhecimento e resultado do trabalho de conselheiros, diretores e equipes que se dedicam todos os dias a melhorar a nossa assistência. Isso dá ao beneficiário a garantia de que, quando precisar, terá um plano forte, confiável e sustentável para cuidar da sua família”, afirma Ayache.
Entenda o que compõe
O IDSS (Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar) é o principal instrumento regulatório que mede, com critérios técnicos e públicos, o desempenho das operadoras de planos de saúde em todo o país.
Avaliando a capacidade real das operadoras para entregar saúde com qualidade, estabilidade financeira e responsabilidade institucional. Confira os pilares que compõem a avaliação da Cassems e como evoluímos ano após ano:
• Sustentabilidade no Mercado (IDSM): Nota Máxima (1,0000). Mantivemos a pontuação máxima, no indicador que é o selo de segurança absoluta para o beneficiário, demonstrando solidez financeira e uma gestão exemplar dos recursos.
• Gestão de Processos e Regulação (IDGR): 0,8523. A operadora mantém estabilidade técnica e eficiência administrativa, com variação mínima em relação ao período anterior (0,8564). O resultado reflete nossa organização ética e o rigoroso cumprimento das obrigações perante os órgãos reguladores.
• Garantia de Acesso (IDGA): 0,8011. Mesmo com as oscilações naturais do setor, a Cassems permanece no patamar de excelência (Faixa 1), aproximando-se da estabilidade do índice anterior (0,8220). Essa nota assegura que nossa rede credenciada continua qualificada e dispersa para oferecer atendimento ágil.
• Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS): 0,7165. Em 2024, a ANS tornou a medição mais rigorosa para todo o setor, atualizando metodologias que impactaram a média histórica (anteriormente em 0,9243). Essa mudança foca na precisão da rastreabilidade de dados.
A Cassems já está aprimorando seus processos internos para que cada cuidado preventivo — já entregue com alta qualidade na prática — seja registrado com precisão máxima nos novos sistemas da agência.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram