Aumento dos casos de catapora preocupa Secretária de Saúde de Corumbá

catapora
Foto: Divulgação

Com o aumento dos casos da doença Catapora (varicela), a Secretária de Saúde de Corumbá, município que fica a 417 quilômetros de Campo Grande, emitiu um alerta hoje (6) para pais e responsáveis com os perigos da doença.

A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.

A doença pode ser prevenida com a vacina denominada de “Varicela”, aplicadas em crianças a partir dos 15 meses e com um reforço aos 4-6 anos. Os Profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência a pacientes que não se vacinaram podem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Como a Catapora (Varicela) é transmitida?

A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.

O período de incubação do vírus Varicela, causador da Catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.

Deve-se afastar a criança da creche ou escola por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Quais são os sintomas da Catapora (Varicela)?

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Os principais sinais e sintomas da doença são: manchas vermelhas e bolhas no corpo; mal estar; cansaço; dor de cabeça; perda de apetite; febre baixa.

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos utilizados para coçar.

Aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença. Para evitar o contágio, é necessário restringir a criança ou adulto com catapora de locais públicos até que todas as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, num período de duas semanas. Mãos, vestimentas e roupas de cama, além de outros objetos que possam estar contaminados, devem passar por higienização rigorosa.

Confira os pontos de imunização desta semana

Das 07h30 às 17h: Centro de Saúde da Ladeira

07h30 às 10h30: Unidades Básicas de Saúde

13h30 às 16h30: Rosimeire Ajala (Beira Rio); Luiz Fragelli; Bonifácio Tiaen; Popular Velha; Lúcia Maria; Breno de Medeiros; Humberto Pereira e Walter Victório.

Veja também: Com estoques em baixa, Hemosul convoca doadores do tipo O

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *