Após morte de jovem, Capital intensifica ações de fiscalização contra risco de bebidas adulteradas

Foto: Divulgação/PrefCG
Foto: Divulgação/PrefCG

Prefeitura emite alerta epidemiológico e reforça orientações para consumo seguro de álcool

Depois da morte de um jovem de 21 anos em Campo Grande, investigada como possível intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol, a Prefeitura intensificou as medidas de prevenção e fiscalização na cidade. O caso está sob apuração de órgãos de saúde e segurança, e amostras do produto consumido foram enviadas para análise laboratorial.

A Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG) divulgou um alerta epidemiológico nesta sexta-feira (3) para chamar atenção sobre o risco de intoxicações, que também têm sido registradas em outros estados do país. A Vigilância Sanitária municipal está reforçando inspeções em estabelecimentos e atuando em conjunto com a Polícia Civil, Procon e outros órgãos de controle.

Entre as orientações repassadas à população estão medidas para reduzir o risco de consumo de bebidas adulteradas. A recomendação é adquirir apenas em locais confiáveis, exigir nota fiscal, observar se as garrafas estão lacradas e com rótulo completo, além de desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Produtos a granel ou de procedência duvidosa devem ser evitados.

Sinais suspeitos na bebida, como odor semelhante a solvente ou acetona, turbidez, sedimentos ou coloração fora do padrão, também podem indicar adulteração. Em situações de dúvida, a indicação é não consumir o produto e acionar a Vigilância Sanitária.

O metanol, substância tóxica que pode estar presente em bebidas falsificadas, provoca sintomas como dor abdominal intensa, náuseas, vômitos, dificuldade visual e, em casos graves, pode levar à morte.

Com a investigação em andamento, o município reforça que Campo Grande está em alerta e mobilizada para garantir a segurança da população diante do risco representado por bebidas adulteradas.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *