O jornal divulgou, nesta quinta, um vídeo de um avião que estaria sendo abatido por um míssil. De acordo com a publicação, ele seria o voo 752 da Ukraine Airlines, que caiu próximo de Teerã, capital do Irã, vitimando 176 pessoas.
Mais cedo, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que relatórios de inteligência do país e de aliados apontam que o avião teria sido derrubado por um míssil iraniano. O presidente americano, Donald Trump, também disse suspeitar que o avião tivesse caído por conta de um ‘erro de alguém do lado de lá’. O Irã negou envolvimento com a queda.
The New York Times says this is a verified video that seems to show the Ukrainian plane getting shot down over Iran. This is really tragic! pic.twitter.com/ftWpn49ONl
— Omar Baddar عمر بدّار (@OmarBaddar) January 9, 2020
A caixas-preta do avião ucraniano serão abertas nesta sexta-feira, informou a agência de notícias oficial Irna. A República Islâmica, que nega que o Boeing 737-800 tenha sido derrubado por um míssil, disse que pode levar um mês ou dois para extrair informações dos gravadores de voz e dados de voo.
O Irã também disse que pode pedir ajuda a Rússia, Canadá, França ou Ucrânia se precisar, e que o inquérito pode exigir um ou dois anos. Segundo a mídia iraniana, representantes de EUA, Canadá e França vão viajar a Teerã para participar de reuniões para a investigação sobre o acidente liderada pelo Irã.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com informações Twitter)