O retorno das rondas escolares, realizadas pela PM (Polícia Militar), na manhã de ontem (16) foi acompanhada de perto pelo vereador Professor Juari e a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Motta. Foram percorridas pelo vereador quatro escolas da Capital.
O vereador acompanhou as ações nas escolas estaduais Ada Teixeira dos Santos, no Jardim Campo Belo; Padre Franco Delpiano e Lino Vilachá, no bairro Nova Lima; e Maestro Frederico Liebermann, no bairro Monte Castelo. Além de Maria Cecília, Juari se reuniu com autoridades da Segurança Pública na volta das rondas.
Com o retorno das aulas de forma presencial, as rondas ostensivas e preventivas do programa “Escola Segura, Família Forte”, também voltaram nas escolas estaduais e municipais de Campo Grande. Atuam cinco viaturas e um efetivo com mais de 20 policiais militares.
Conforme os dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), desde o início o programa, os índices de violência nas escolas e entorno diminuíram. O projeto já se tornou referência internacional.
O programa foi eleito em uma convocatória do Banco de Desenvolvimento da Corporação Andina de Fomento. Essa instituição financeira tem como objetivo medir o impacto do programa em termos de redução da criminalidade e melhoria dos indicadores escolares (avaliações institucionais como: Prova Brasil, SAEMS e outros).
Atualmente o programa “Escola Segura, Família Forte” é desenvolvido em 155 escolas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul. (Com assessoria)
Confira mais notícias no jornal impresso.