O ministro da Saúde, Nelson Teich afirmou que a pasta pretende elaborar um programa de saída “progressiva, estruturada e planejada” do isolamento social imposto diante do avanço do novo coronavírus (covid-19) no Brasil.
Em seu primeiro vídeo, divulgado pelo Ministério da Saúde, Teich disse que o país irá dobrar o número de testes para a covid-19 e a capacidade de fazer exames. De acordo com ele, isso proporcionará o planejamento da saída da quarentena.
“Esses testes vão ser usados de uma forma que permitam que a gente entenda o que está acontecendo na sociedade. Em uma analogia, é a mesma coisa que fazer uma pesquisa de opinião. Você define qual a amostra ideal da sociedade que você vai usar para que ela reflita essa sociedade, para que você entenda o que está acontecendo, para que você possa tomar suas decisões e desenhar suas ações de forma mais segura e organizada”, disse.
Desde que tomou posse na última sexta-feira (17), o ministro não concedeu entrevistas e não participou da coletiva ministerial que costuma ser realizada em Brasília. No domingo (19), participou de uma videoconferência do G-20 que reuniu os representantes da saúde dos 20 países mais ricos do mundo. Na ocasião, Teich defendeu a necessidade de combater as fake news em relação ao coronavírus.
Confira o vídeo do ministro da Saúde:
▶️ Mais testes para conhecer melhor o #coronavírus e planejar ações de combate à #COVID19.
O @minsaude vai adquirir 46 milhões de testes de diagnóstico da doença. É quase o dobro do que estava previsto anteriormente. Confira a explicação do ministro @TeichNelson pic.twitter.com/52I42OMReM— Ministério da Saúde (@minsaude) April 21, 2020
(Texto: Jéssica Vitória com informações do Poder 360)