STF determina retirada de manifestantes do entorno da Papuda

Foto: Ton Molina/STF
Foto: Ton Molina/STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (23) a proibição de acampamentos, manifestações e permanência de manifestantes nas proximidades do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso.

A decisão atende a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que alertou para riscos à segurança do sistema prisional e à ordem pública, além de possíveis tentativas de pressão sobre o Judiciário.

Segundo o despacho, grupos favoráveis a Bolsonaro tinham montado barracas e faixas em frente à Papuda, com pedidos de “anistia” e “liberdade” ao ex-presidente, e divulgado imagens nas redes sociais.

Moraes determinou a retirada imediata de pessoas que descumprirem a ordem e autorizou a prisão em flagrante em caso de resistência ou desobediência à autoridade.

Na fundamentação, o ministro ressaltou que o direito de manifestação não é absoluto e encontra limites quando é exercido de forma abusiva ou que comprometa a ordem pública, a segurança nacional e o funcionamento das instituições democráticas.

Moraes também citou, na decisão, os atos de 8 de janeiro de 2023 — quando houve ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília — argumentando que não é admissível a repetição de cenários que favoreçam mobilizações irregulares em zonas de segurança sensível, como as imediações de penitenciárias federais.

 

Com informações do SBT News

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *