A senadora Simone Tebet (MDB) está à frente do grupo de 12 senadoras, que apresentaram projeto para criar a figura da líder da bancada feminina e das vice-líderes. Elas terão direito a exercer as mesmas prerrogativas, no que couber, asseguradas aos demais líderes, como encaminhamento de votações. Tebet explicou sobre a intenção das parlamentares, que surgiu nos últimos dias. “A gente teve uma surpresa nestes últimos dias. Algumas mulheres foram indicadas vices de suas bancadas, das bancadas partidárias.
Então, nós teremos três mulheres num colégio de 15 senadores nas lideranças de partidos ou blocos. Estamos pleiteando, pois falta uma líder da bancada feminina levando ao colégio de líderes sobre a ótica da mulher, se quele projeto em discussão é conveniente ou não, se tem que ir para frente e se precisa aguardar emendas. A liderança da bancada feminina podendo falar sobre as nossas pautas, que são pautas das famílias brasileiras é fundamental para o processo democrático”.
A senadora explicou ainda que conversou com o presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que afirmou que vai levar a ideia para a análise da possibilidade ao Colégio de Líderes do Senado. O texto foi assinado por todas as senadoras e visa fortalecer a atuação das mulheres no Parlamento na caminhada pela obtenção da igualdade na política.
“Nós queremos voz e vez nas comissões e no plenário para defender as pautas femininas, mas também da família, do menor, de temas relacionados à violência e ao empoderamento da mulher, entre outros. Este projeto soma-se a outras iniciativas em busca de um Congresso Nacional mais inclusivo, democrático e plural. Sua aprovação será mais um passo na conquista por espaço feminino nas esferas de poder. Queremos caminhar ao lado dos homens em busca de um país melhor”, disse a senadora Simone Tebet.