Mesmo com o período de recesso parlamentar, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, retornou ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira, e fez movimentações políticas e diplomáticas em torno do acordo entre Mercosul e União Europeia que vai favorecer diretamente a indústria e o setor do agro.

Foto: DIvulgação
A intenção, segundo ele, é fortalecer o diálogo parlamentar com lideranças europeias, após a decisão do Parlamento Europeu de enviar o acordo ao Tribunal de Justiça da União Europeia. Logo cedo, o senador Nelsinho participou de reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que destacou a intenção do governo de “acelerar o processo” e encaminhar a proposta ao Congresso Nacional para a internalização do acordo.
Para o senador Nelsinho, esse momento é histórico, porque o acordo representa sinal de fortalecimento do multilateralismo. “É um grande exemplo de que, pelo diálogo, pelo entendimento, você pode abrir mercado, fortalecer o multilateralismo, estimular investimentos recíprocos”.
Encontro com embaixadora da União Europeia reforça papel do Congresso
A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, se reuniu com o senador Nelsinho Trad e, em seguida, ambos atenderam à imprensa; a agenda ganhou peso ainda maior após os desdobramentos em Bruxelas. O parlamentar reafirmou a mensagem de cooperação institucional e defendeu que Brasil e Europa atuem conjuntamente para superar o contratempo.
Reforçou como ponto central que, diante do atraso europeu, o papel dos parlamentos se torna decisivo — e que a articulação política entre Legislativos pode destravar resistências. A embaixadora reconheceu esse diferencial e fez declaração positiva ao acordo. “Essa assinatura do acordo é uma grande conquista. Tenho certeza de que, nas nossas relações, esse acordo vai ser um divisor de águas. É um ganha-ganha”, afirmou a embaixadora a jornalistas.
Entenda como será a tramitação do acordo Mercosul–União Europeia no Congresso
O acordo entre Mercosul e União Europeia ainda está no Poder Executivo, que deve encaminhar o texto ao Congresso Nacional para início do processo de internalização. Segundo o senador Nelsinho, o primeiro passo é o envio da matéria à Câmara dos Deputados, onde o presidente da Casa, Hugo Motta, deve dar início à tramitação no âmbito da delegação brasileira do Parlasul.
A partir desse encaminhamento, será analisado se o acordo vai tramitar em regime de urgência ou pelo rito tradicional. Em seguida, o texto passa pelas comissões pertinentes, segue para votação em Plenário e, depois, é encaminhado ao Senado Federal, onde também será discutido e votado. “Da minha parte, vou intensificar o acompanhamento em quatro frentes: articulação com Itamaraty e Casa Civil, diálogo com a União Europeia, mobilização internacional com eurodeputados e países favoráveis ao acordo e, assim que o texto chegar ao Senado, a defesa imediata de uma subcomissão na Comissão de Relações Exteriores”, afirmou o senador Nelsinho Trad.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram