O adiamento das eleições municipais irá passar por um segundo debate, na segunda-feira (22). O Senado colocou em pauta a questão na quarta-feira (17).
O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro, mas especialistas da área médica estimam um achatamento da curva de contaminação apenas no mês de setembro.
O requerimento para realização da sessão foi do senador Weverton Rocha (PDT-MA). Ele é o relator da PEC 18/2020, que trata do tema. O requerimento foi aprovado simbolicamente pelos senadores, por unanimidade, na sessão de ontem (18). Segundo Weverton, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, participará da sessão, com início previsto para às 14h. As duas primeiras horas são para ouvir Barroso, além de médicos, infectologistas e representantes de prefeitos e vereadores. A partir das 16h, os senadores farão suas ponderações.
Ainda não há uma data fixada para a mudança. Weverton levará em consideração opiniões de colegas congressistas, bem como dos ministros do TSE e de especialistas, com quem ele voltará a conversar. Dentre as possibilidades na mesa, está a alteração do primeiro turno para 15 de novembro ou 6 de dezembro.
Veja também: Weintraub revoga ato que previa cotas na pós-graduação
(Texto: Inez Nazira com informações do IstoÉ)