Devido à representatividade das mulheres no pleito eleitoral de Campo Grande passar de 50%, o gênero fez um manifesto dentro do PT com mais de 200 assinaturas pelo espaço e a assistente social Heloísa Castro Berro foi definida como pré-candidata a vice-prefeita. A decisão foi no último fim de semana, após um debate de cerca de oito horas, movimentando mais de 300 pessoas na reunião virtual. Flávio Moura, liderança jovem filho do deputado estadual Cabo Almi, perdeu com 19 votos, enquanto a escolhida teve 26 votos. Agora, o partido concorre com chapa pura, apesar de ainda aguardar a definição do PCdoB para compor a majoritária.
Em junho, O PT se voltou para dentro do partido e em debates internos para indicar o vice. De acordo com o presidente do diretório municipal de Campo Grande, Agamenon Rodrigues, a igualdade no partido é cultural e estatutária. Agamenon afirma que em todos os setores do PT há paridade e pela primeira vez a chapa de vereadores é metade de cada gênero. “Houve uma grande movimentação das mulheres. Elas, por unanimidade, escreveram um manifesto interno, reivindicando espaço. Cerca de 55% do eleitorado de Campo Grande é mulher e elas já tem o protagonismo em todos os espaços da sociedade. Elas fizeram campanha dentro do partido e o mesmo aconteceu com o grupo do deputado estadual Cabo Almi, onde o filho dele, o jovem Flávio Moura, se destacou. O debate foi forte e durou das 9h às 17h”, explicou
Para Agamenon a parte que perdeu foi democrática, por isso, enalteceu a disposição e generosidade do grupo do Cabo Almi. “Mesmo após o resultado, o parlamentar disse estar na campanha do deputado estadual, Pedro Kemp e não abre mão de levar o Kemp para o segundo turno. Flávio Moura se destacou muito e o PT saiu vitorioso. Foi indicado o desejo das mulheres, da maioria do partido e surgiu uma nova liderança: Flávio Moura”, finalizou.
Para a pré-candidata a vice-prefeita, Heloísa Castro Berro, a escolha é muito representativa. “Estou muito feliz e grata pela confiança do partido. É um privilégio e uma responsabilidade imensa. O PT é extremamente democrático e saímos ainda mais unidos para esta disputa importante”, destacou a nova pré-candidata a vice. Para ela, Cabo Almi é uma liderança petista muito forte. Mas ela lembra que também é uma liderança muito antiga, inclusive ocupou gestão de secretárias e esteve na da implantação da primeira Casa da Mulher Brasileira no país, aqui em Campo Grande.
Heloísa reforça o posicionamento do partido pela igualdade de gênero e ser um dos primeiros a levantar esta bandeira. “Nós temos 50% das candidatura de mulheres e isso não é pouca coisa. E este movimento também reivindicou um espaço de vice poque é justo já que somos metade e também o partido busca que as mulheres tenham mais espaço de lideranças, mas ainda temos pouca representatividade na política apesar de todas a lutas que são grandes e extensas. É justo esta reivindicação por mais espaço e o Pedro Kemp é um excelente pré-candidato. Juntos vamos lutar por um cidade mais justa e democrática com boas proposta”, analisou.
Flávio Moura acredita que foi uma escolha justa, democrática e que agora é ajudar o Kemp a chegar na prefeitura para ganhar o espaço que o PT tanto merece. “Ficou comprovado que o nosso partido é um dos maiores defensores da democracia, e isso é pra se orgulhar, o PT entra para as eleições municipais com uma nova roupagem, onde um jovem e uma mulher fizeram a disputa pra concorrer a vice e o partido, por sua vez, soube trilhar e respeitar o melhor caminho para a escolha, que foram as eleições internas. Isso só reforça o quão grande é o nosso partido”, avaliou.
Kemp reafirma que o PT é democrático e respeita as militâncias internas. “No caso havia duas indicações para vice e o diretório municipal decidiu. Foi um debate bem tranquilo. As duas candidaturas se posicionaram. Houve um movimento das mulheres do PT para que a vice fosse ocupada por mulher. Nosso partido sempre defendeu a participação efetiva das mulheres na política. A maioria dos eleitores é composta por mulheres e é importante ter uma representação feminina. Agora vamos fazer nossa campanha dividindo as tarefas entre eu e Heloísa para podermos dialogarmos bem com a cidade”, finalizou.
Hoje (25), a partir das 18h, acontece o lançamento do programa de governo para Campo Grande em um ato virtual com a presença da ex-presidente Dilma Roussef (PT), do ex ministro Aloísio Mercadante e do deputado federal Patrus Ananias (PT).
Acesse a reportagem completa e outras notícias na Edição Digital do Jornal O Estado MS