Como forma de tentar conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), o prefeito municipal de Campo Grande, Marquinhos Trad, torna obrigatório, a partir do dia 20 de abril, o uso de máscaras em lugares fechados.
“Nós estamos emitindo o decreto ainda hoje para estabelecer obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns lugares e recomendando em outros locais, a partir do dia 20 de abril”, explicou o prefeito em live no Facebook, desta quinta-feira (16).
A decisão veio após vários comprovações de que a doença é transmitida por meio de conversa, espirro, tosse, entre outros. E que nesse caso, o uso da máscara tem eficácia de proteger contra o vírus.
“O uso da máscara por todos é uma questão de responsabilidade social sim, várias Capitais já fizeram isso, vários municípios já fizeram. E agora em razão do número que começa a crescer na nossa cidade e o número de óbitos no nosso estado, é necessário sim a tomada dessa cautela e dessa prudência”, enfatizou.
Quando será obrigatório o uso de máscaras?
Prédios Públicos: Conforme informado por Marquinhos, todos os cidadãos que não estiverem em suas casas devem usar máscaras desde que estejam dentro de um prédio público fechado e também àqueles que estiverem em prédios particulares em que a ventilação não é adequada. Além de locais que tenham pessoas circulando.
Transporte: Pessoas que estiverem dentro de qualquer meio de transporte precisam usar o acessório. O prefeito usou como exemplo, o táxi, uber, ônibus e até mesmo dentro do próprio carro particular.
Abertura de academias e shoppings
Todas as academias que cumprirem o regramento que foi feito junto à Prefeitura de Campo Grande, poderão voltar o funcionamento a partir de amanhã (17).
No caso dos shoppings serão permitidos de 30% a 40% do funcionamento. A reabertura também está permitida a partir de amanhã, desde que sejam apresentados os projetos de contenção de risco e o plano de biossegurança.
De acordo com a informação repassada na live, o Shopping Campo Grande e o Bosque dos Ipês ainda não apresentaram o projeto.
“Muitos estabelecimentos ainda não abriram, pois não trouxeram os projetos, aqueles que trouxeram foram examinados rapidamente pela Prefeitura Municipal de Campo Grande” informou.
Toque de recolher
A medida que está vigente desde o dia 25 de março será prorrogada até 10 de maio, conforme informado pelo prefeito Marquinhos Trad.
(Texto: Izabela Cavalcanti)