Após muita “xavecagem” para que o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, viesse ao PL (Partido Liberal), finalmente a filiação aconteceu na manhã de hoje (29). Antes sem partido, agora o chefe do Executivo foi oficializado em um encontro em Brasília que reuniu não somente o diretório partidário, mas também parlamentares e autoridades políticas – entre elas algumas “figurinhas carimbadas” de Mato Grosso do Sul.
Por mais que não seja do PL, a ex-deputada federal por MS e atual titular do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Democratas), tem laços estreitos de amizade com Bolsonaro e fez questão de participar do evento desta terça-feira, após receber convite. Nas redes sociais, ela se manifestou a favor da filiação do Presidente.
“Não tenho palavras para agradecer o carinho e sua confiança”, disse a ministra depois de receber elogios pela sua atuação na pasta em fala no discurso de filiação de Bolsonaro.
Já o deputado estadual João Henrique Catan, que também é do PL, comemorou a “vitória” de ter o Presidente da República filiado ao mesmo partido. Em seu perfil no Instagram, ele comparou a vinda de Bolsonaro como um “tiro certeiro”.
“O 22 do PL […] às vezes até melhor do que um [calibre] 38: o recuo é menor e a precisão é maior. Presidente Jair Bolsonaro, é com muita satisfação que o recebemos em nosso partido!”, escreveu Catan.
Com a filiação de Bolsonaro ao PL, o antigo “casamento” com o Centrão é retomado, de forma a alinhar a intenção de garantir o seu segundo mandato nas eleições do ano que vem. O Partido Liberal já vem se “endireitado” com o Presidente desde que ele subiu ao poder. Agora, o “fechamento” é oficial.
Assista on-line a cerimônia de hoje de manhã: