Partidos na expectativa de definições até dezembro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Muito embora ainda tenham até o mês de abril como o fim da “primeira data” importante do calendário eleitoral de 2026, há uma grande expectativa de que até o mês de dezembro algumas decisões importantes já tenham sido tomadas pelas principais lideranças políticas de Mato Grosso do Sul. Já a partir desta semana, reuniões importantes serão tomadas e já podem sinalizar o rumo das composições que estarão na disputa eleitoral de 2026.

Simone Tebet, Capitão Contar, Marcos Pollon, Nelsinho Trad, Beto Pereira estão entre os políticos que devem tomar decisões importantes, desde o que partido pretende, se filiar até a definição sobre qual cargo pretendem concorrer. Naturalmente que estas definições envolvem outros personagens da política local, como o atual Governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, a Senadora Tereza Cristina e até mesmo o ex-senador Delcídio Amaral dentre outros que devem estar sentados à mesa de negociações.

Na esteira destas articulações, políticos logados ao PT, PL, PP, MDB, PSDB e PSD devem viver momentos de muitas reuniões e preparativos para que políticos com mandatos já preparem saídas e entradas nas siglas. Até mesmo em partidos com menor representatividade, como o Republicanos, PSB, Novo e até mesmo o inexpressivo DC (Democracia Cristã), há expectativa quanto a essas denifições, pois podem acabar sendo a alternativa para grupos preteridos diante da configuração das chapas proporcinais e majoritárias.

Aguardando ordens

“Até dezembro, eu terei uma definição sobre a minha participação na eleição de 2026”. Disse a Ministrado Planejamento Simone Tebet, cujo nome é citado até mesmo para concorrer ao senado em São Paulo. A decisão de Simone pode influenciar no posicionamento do partido no estado onde a bancada estadual e até mesmo o ex-governador André Puccinelli já apoiam a reeleição de Eduardo Riedel e fazem oposição ao Governo Lula no qual Simone é integrante e tem o apoio pessoal do presidente para concorrer ao Senado.

Sem citar nomes, a Senadora Tereza Cristina disse que nas próximas semanas deve anunciar um reforço de peso para o PP que nos bastidores se diz que é o ex-deputado estadual e ex-candidato a governador Renan Contar o Capitão Contar que entraria no partido para concorrer ao Senado em dobradinha com Reinaldo Azambuja. Essa definição pode acelerar uma tomada de decisão do atual Senador Nelsinho Trad ainda no PSD, mas que perde espaço na sigla e vê seu projeto de reeleição nesse grupo ir por água abaixo podendo se aproximar do PT, onde já está seu irmão Fábio Trad cotado para concorrer ao Governo.

Tucanos

O PSDB que já vive um processo de desidratação, também terá que definir com quem permanecerá o comando do partido atual presidido pelo deputado federal Geraldo Resende após a saída de Reinaldo Azambuja que se filiou ao PL. Inicialmente falou-se que Beto Pereira ficaria no comando da sigla, mas os rumores de que ele estaria de saída para o Republicanos abrem a disputa. Além do próprio Geraldo Resende, tem o deputado estadual Pedro Caravina como interessado em ser presidente. A definição estava prevista para acontecer ainda neste mês de outubro.

Encontros

Mesmo sem assumir oficialmente a intenção de disputar o Governo do estado o ex-deputado federal Fábio Trad já participa de encontros regionais do PT em conversa com as instâncias partidárias e a expectativa de que em dezembro, quando acontecerá um grande encontro poderá se apresentar como pré-candidato. Além desta peregrinação por todo o estado, existe uma expectativa de que Fábio Trad receba também a unção do líder maior do PT, o presidente Lula, ainda neste ano como pré-candidato.

Novidade

O deputado federal Marcos Pollon, que desde a entrada de Reinaldo Azambuja no PL, lançou-se candidato a governador, busca uma alternativa partidária que vai desde o Republicanos até o Partido Novo na tentativa de compor uma frente de extrema-direita. Nesta semana, ele recebeu acenos do ex-senador Delcídio Amaral, que mesmo presidindo o PRD, também desponta como liderança de uma federação que conta também com o Solidariedade, Avante e a Democracia Cristã.

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *