O Vetor Brasil, ONG que atua em parcerias inovadoras com governos para identificação e desenvolvimento de profissionais públicos, anuncia o Programa Trainee de Gestão Pública 2022 (TGP). As inscrições são gratuitas e começam amanhã (6) e vão até o próximo dia 08 de agosto, gratuitamente.
Os Programas Trainee de Gestão Pública e Residência em Gestão Pública tem como objetivo conectar pessoas interessadas com alto potencial às posições com os desafios complexos nos governos da Capital. Em ano eleitoral esta é uma oportunidade para quem gosta do assunto e pretende se especializar.
Visando atrair mais de 10 mil profissionais de todo o Brasil, inclusive do Mato Grosso do Sul, a iniciativa atua em três frentes. O TGP Regular identifica pessoas no início de carreira que apresentam potencial para atuar no setor público. Há também um programa para agentes públicos do poder executivo. Por fim, o Programa de Residência oferece uma pós-graduação, em gestão pública, certificada por uma instituição de ensino superior credenciada.
O objetivo é conectar profissionais de alto potencial às posições com os desafios mais complexos dos governos em todo território nacional.
“Ao mesmo tempo em que há um maior interesse dos jovens pela causa pública, atualmente os mecanismos de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais no setor público não conseguem atrair esse público em escala. O TGP oferece, de maneira gratuita, uma experiência única de aprendizagem, atuação, troca e impacto. A ideia do programa é tornar esse processo mais eficiente atuando fortemente em quatro frentes: fortalecimento de lideranças, apoio estratégico, educação e diversidade”, comenta Marcela Carvalho, Coordenadora do Programa Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil.
Desde 2015, 80 mil candidatos já se inscreveram para os programas. Ao todo, foram contemplados cerca de 60 governos diferentes, de 18 partidos distintos, em 34 municípios, espalhados pelos 27 estados brasileiros. Hoje, mais de 700 trainees e residentes ainda estão alocados em órgãos públicos ocupando os mais diferentes cargos. Além disso, cerca de 80% de todos os participantes continuam atuando no setor público ou terceiro setor após a experiência.
“A avaliação é baseada no conjunto de comportamentos, habilidades e atitudes, tornando o programa tão assertivo em unir candidatos e o setor público. A ideia é que os alumni sejam agentes transformadores dentro dos governos. Para isso, ensinamos na prática, além de garantir acesso a ferramentas e espaços formativos para o autodesenvolvimento e alavancagem de uma carreira de impacto”, complementa Fior.
Karoline Belo, Residente no Programa de Gestão Pública atuando na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, está atuando no programa há 9 meses. “Eu tive a honra e o prazer de estar em sala de aula com diretoras e diretores escolares, e coordenadoras e coordenadores pedagógicos para facilitar a operacionalização do NEM nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS)”, afirma. “Após a formação, gestores escolares já estão replicando em suas respectivas escolas as orientações abordadas. O objetivo é elevar os índices educacionais e entregar um ensino de maior qualidade para os estudantes sul-mato-grossenses”.
Os interessados devem acessar o https://materiais.vetorbrasil.org/trainee-gestao-publica. Após o processo de seleção, os finalistas ficam disponíveis para o pareamento com as vagas dos governos parceiros podendo receber propostas, realizar entrevistas e ser aprovados para uma posição.
Para mais informações, acesse https://vetorbrasil.org/