A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta terça-feira (19), a Medida Provisória (MP) 890/19, que cria o Programa Médicos pelo Brasil que visa substituir o Mais Médicos. A finalidade do programa é ampliar a oferta de serviços médicos em locais afastados ou com população de alta vulnerabilidade, além de formar especialistas em medicina de família e comunidade.
De acordo com informações da Agência Câmara Notícias, a MP de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO) propõe reintegrar os médicos cubanos pelo período de dois anos.
Conforme o texto, serão aceitos os médicos que permaneceram no Brasil após o rompimento do acordo entre Cuba e a Organização Pan-Americana da Saúde, responsável por intermediar a vinda dos profissionais, e também os profissionais que estavam em atuação no Brasil no dia 13 de novembro de 2018.
O programa, oferecerá ao todo 18 mil vagas, sendo que a escolha dos municípios que irão receber os médicos seguirá critérios de população e número de cadastrados em programas sociais.
(Texto: Jéssica Vitória com informações da Agência Câmara Notícias)