A comissão mista que discute a medida provisória (MP) que criou a chamada Carteira de Trabalho Verde e Amarela realizou um encontro na tarde ontem (10). A reunião teve como foco discutir e votar o relatório do deputado Cristino Áureo (PP-RJ), a reunião acabou sendo apenas para debates, e a votação do relatório foi transferida para hoje quarta-feira (11). O presidente da Comissão, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), decidiu apenas suspender a reunião, que está sendo retomada nesta manhã a partir das 10h.
A estratégia de Petecão irritou membros da oposição, uma vez que será considerado o quórum desta terça-feira para a votação dehoje. Essa manobra pode acelerar a votação da MP e facilitar sua aprovação, uma vez que a presença de deputados e senadores valerá para esta quarta-feira. Um dos instrumentos muito utilizados pela oposição para evitar a votação de uma matéria considerada desfavorável é esvaziar a reunião, não registrando presença.
Segundo o governo, a medida, lançada em novembro do ano passado, pode gerar 1,8 milhão de empregos, mas vários parlamentares que pediram a palavra foram críticos à medida provisória, que flexibiliza normas trabalhistas para incentivar a contratação de jovens de 18 a 29 anos.
(Texto: Karine Alencar com informações da Agência Brasil)