Lula pede a Trump retirada de sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros em conversa por vídeo

Foto: Reprodução/Redes Sociais/ Ricardo Stuckert/PR
Foto: Reprodução/Redes Sociais/ Ricardo Stuckert/PR

Presidentes falaram por 30 minutos e discutiram retomada das relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram nesta segunda-feira (6) uma conversa por videoconferência que durou cerca de 30 minutos. Segundo o Palácio do Planalto, o diálogo foi marcado por tom amistoso e tratou principalmente de questões comerciais.

Durante a conversa, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros e defendeu a retomada das relações econômicas entre os dois países. O presidente afirmou que o contato representa “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

De acordo com o Planalto, a ligação partiu de iniciativa de Trump, e os dois líderes trocaram telefones para manter uma comunicação direta. Ambos relembraram o encontro que tiveram em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e disseram ter mantido uma “boa química” na ocasião.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a conversa como “positiva”, do ponto de vista econômico.

O governo brasileiro informou que Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Os presidentes também concordaram em realizar um encontro presencial em breve. Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, marcada para 2025, em Belém.

*Com informações da Agência Brasil

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *