Lula inicia viagem à Ásia com visitas à Indonésia e Malásia e possível encontro com Donald Trump

Foto: divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Foto: divulgação/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (21) para uma viagem oficial à Ásia, com compromissos previstos na Indonésia e na Malásia. A agenda inclui reuniões bilaterais para ampliar parcerias econômicas, energéticas e tecnológicas, e pode culminar em um encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo domingo (26), durante a Asean (Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur.

De acordo com o Itamaraty, o encontro com Trump ainda não está confirmado, mas há espaço na agenda de Lula caso haja sinalização positiva da Casa Branca. Segundo fontes diplomáticas, a reunião entre os dois líderes vem sendo costurada há semanas e deve tratar de temas sensíveis como o tarifaço imposto pelos EUA a produtos brasileiros e sanções a autoridades.

A expectativa de uma nova conversa ganhou força após o telefonema entre Lula e Trump em 6 de outubro, poucos dias depois de um breve encontro entre ambos na Assembleia Geral da ONU, em Nova York — ocasião em que, segundo interlocutores, houve uma “química excelente”.

Na sequência, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, designado por Trump para conduzir as negociações, manteve contato com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Os dois conversaram por telefone e depois se reuniram em Washington, em encontro avaliado como “muito positivo” pelo Palácio do Planalto.

A viagem marca o esforço do governo brasileiro em fortalecer a presença diplomática e comercial na região asiática, um dos polos de maior crescimento econômico global.

Quinta (23) e sexta (24) – Lula será recebido em Jacarta, pelo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.

“A agenda marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com ênfase em cooperação econômica, agrícola, energética e de desenvolvimento sustentável”, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Sexta (24) a terça (28) – O presidente segue para Kuala Lumpur, a convite do primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Lula será o primeiro chefe de Estado brasileiro a participar da Cúpula da Asean, nos dias 26 e 27 de outubro.

“A visita tem como objetivo intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais, com foco em setores estratégicos como energia, ciência, tecnologia e inovação”, destacou o Itamaraty.

Terça (28) – Encerrando a viagem, Lula participará da 30ª Cúpula do Leste Asiático, onde deve apresentar a visão do governo brasileiro sobre resiliência econômica e cooperação entre a Asean e o Brics.

Com a agenda, o Planalto busca reforçar a posição do Brasil como ponte diplomática entre o Ocidente e o Sul Global, ao mesmo tempo em que tenta equilibrar as relações com os Estados Unidos e os parceiros do Brics.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Confira a coluna “Segredos de Estado” por Laureano Secundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *