Lula diz que reunião com Trump foi “surpreendentemente boa” e prevê acordo sobre tarifas em poucos dias

Foto: /Ricardo Stuckert/PR
Foto: /Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27) que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na Malásia, foi “surpreendentemente boa”. Segundo Lula, o encontro abriu caminho para um consenso sobre o tarifaço imposto pelos EUA a produtos brasileiros. “Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”, disse o mandatário, acrescentando que o diálogo direto entre os dois deve resultar em uma solução “em poucos dias”.

Lula contou que Trump “garantiu que vamos ter acordo” e demonstrou otimismo com a rapidez do desfecho das negociações. “Acho que vai ser mais rápido do que muita gente pensa. Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil, para que a vida siga boa e alegre, como dizia Gonzaguinha na sua música”, afirmou o presidente brasileiro. O encontro entre os dois ocorreu no domingo (26), à margem da cúpula da Asean, e durou cerca de 45 minutos.

O petista relatou ter saído com “boa impressão” da conversa e destacou que a relação entre os países “está estabelecida”. “Quem imaginava que não ia ter, perdeu. Vai ter e vai ser uma relação produtiva para os dois países e para a democracia”, declarou. Lula disse ainda que a interlocução com Trump será sem intermediários, afirmando que os dois líderes decidiram colocar posições ideológicas de lado em nome dos interesses de suas nações. “Agora é o presidente Lula com o presidente Trump. Gostemos ou não um do outro, temos que assumir a responsabilidade como chefes de Estado”, completou.

Durante a reunião, Lula entregou por escrito as reivindicações do governo brasileiro e argumentou que a decisão norte-americana de impor tarifas se baseou em informações equivocadas. “Não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil. Os Estados Unidos não têm déficit conosco, e essa foi a justificativa para o tarifaço”, afirmou. Representantes dos dois países devem se reunir novamente na próxima semana, em Washington, e o governo brasileiro pedirá a suspensão temporária das tarifas durante o período de negociação.

 

Com informações do SBT News

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Hugo Motta celebra encontro entre Lula e Trump e destaca retorno do diálogo diplomático

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *