Lula anuncia que disputará quarto mandato presidencial nas eleições de 2026

Lula em declaração à imprensa ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto - Foto: divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Lula em declaração à imprensa ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto - Foto: divulgação/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23), durante discurso em Jacarta, na Indonésia, que pretende concorrer a um quarto mandato à Presidência da República nas eleições de 2026. Ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, Lula declarou estar “com a mesma energia de quando tinha 30 anos” e garantiu que está preparado para disputar “outras eleições” após o término de seu atual mandato. O pronunciamento ocorreu durante visita oficial ao país asiático, onde o petista participa de reuniões bilaterais antes de seguir para a Malásia.

Durante o discurso, o presidente defendeu o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Indonésia, criticou o protecionismo econômico e propôs a ampliação do comércio entre os dois países utilizando as próprias moedas nacionais. “A Indonésia e o Brasil não querem uma Segunda Guerra Fria. Queremos comércio livre e, mais ainda, comercializar com nossas moedas”, afirmou. A fala reforça a linha diplomática de Lula em defesa do multilateralismo e da redução da dependência de grandes potências econômicas.

A viagem à Ásia inclui a participação de Lula na 47ª Asean (Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, entre os dias 24 e 28 de outubro. Há expectativa de um encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), embora a reunião ainda não tenha sido oficialmente confirmada. O presidente brasileiro tem defendido uma nova postura global de cooperação econômica e política. “Queremos democracia comercial e não protecionismo. Queremos crescer, gerar empregos de qualidade, porque foi para isso que fomos eleitos”, declarou.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Gerson Claro descarta apoiar Contar e confirma disputa para o Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *