O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23), durante discurso em Jacarta, na Indonésia, que pretende concorrer a um quarto mandato à Presidência da República nas eleições de 2026. Ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, Lula declarou estar “com a mesma energia de quando tinha 30 anos” e garantiu que está preparado para disputar “outras eleições” após o término de seu atual mandato. O pronunciamento ocorreu durante visita oficial ao país asiático, onde o petista participa de reuniões bilaterais antes de seguir para a Malásia.
Durante o discurso, o presidente defendeu o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Indonésia, criticou o protecionismo econômico e propôs a ampliação do comércio entre os dois países utilizando as próprias moedas nacionais. “A Indonésia e o Brasil não querem uma Segunda Guerra Fria. Queremos comércio livre e, mais ainda, comercializar com nossas moedas”, afirmou. A fala reforça a linha diplomática de Lula em defesa do multilateralismo e da redução da dependência de grandes potências econômicas.
A viagem à Ásia inclui a participação de Lula na 47ª Asean (Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, entre os dias 24 e 28 de outubro. Há expectativa de um encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), embora a reunião ainda não tenha sido oficialmente confirmada. O presidente brasileiro tem defendido uma nova postura global de cooperação econômica e política. “Queremos democracia comercial e não protecionismo. Queremos crescer, gerar empregos de qualidade, porque foi para isso que fomos eleitos”, declarou.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Gerson Claro descarta apoiar Contar e confirma disputa para o Senado