Legendas vão bater martelo de pré-candidaturas só depois da janela partidária

(Foto: TSE/Divulgação)
(Foto: TSE/Divulgação)

As definições de pré-candidaturas ao governo do Estado e, consequentemente, formação de chapas à proporcional (deputados federais e estaduais) ocorrerão somente em abril de 2022 para homogação dos nomes nas convenções de junho. Assim, muitos que estão postulando disputar um mandato estão ‘’sofrendo por antecipação’’. Nomes têm a profusão, porém a batida de martelo não ocorrerá agora. O momento está sendo de muitas conversações, apenas e acenos para eventuais filiações.

A abertura da janela partidária ocorrerá somente em abril de 2022 quando, então, parlamentares poderão trocar de partidos sem correr o risco de perder os respectivos mandatos. Até então, o mês de setembro do ano que antecedia as eleições chegava já com os pré-candidatos definidos para o pleito. A realidade hoje, porém, é outra.

Com a reforma eleitoral, o prazo para definições passou para apenas seis meses, ao vez de 1 ano antes das eleições, como era até então. Isso está deixando os políticos atarentados até porque a pressão dos correligionários é muito grande. Mas, não é possível uma definição agora.

Candidaturas a presidente da República, alianças, troca-troca de partidos, recursos financeiros, nomes de peso eleitoral na formação de chapas para os proporcionais (neste ano passa a vigorar a proibição de coligações para deputados estaduais e federais) são algumas das questões que impedem uma definição agora, ou seja, 1 ano antes das eleições de 2022, marcada para 6 de outubro (primeiro turno).

Em Mato Grosso do Sul, a lista de possível candidatos à sucessão estadual é grande e, dentre os nomes, estão o do ex-governador André Puccinelli, o do tucano Eduardo Riedel (secretário de Estado de Infraestruturaa), Marquinhos Trad (do PSD e prefeito de Campo Grande), Rose Modesto (do PSDB e deputada federal que pode migrar para outro partido)e do ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Nomes postos não significam que estejam definidos. Assim, os mais ansiosos terão que esperar passar os festejos do fim do ano, o período do Carnaval e as águas de março fechando o verão de 2022 para saber quem realmente é o pré-candidato definido para o embate eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *