Os secretários do Ministério da Economia, Carlos da Costa (Produtividade, Emprego e Competitividade) e Rogério Marinho (Previdência e Trabalho), informaram nesta quarta-feira (18) que no mês de outubro a área econômica do governo irá anunciar um pacote de medidas para estimular o emprego.
De acordo com Marinho, as medidas incluem ações no âmbito de qualificação, microcŕedito, emprego propriamente dito, além de mediação do mercado do trabalho. O objetivo seria “dar uma dinamizada no mercado de trabalho”.
Na vertente de contratação, Costa afirma que a medida vai melhorar as condições para que as empresas possam empregar trabalhadores, segundo ele é necessário dar um “choque de emprego” por meio do setor privado, uma vez que este é o responsável por gerar empregos. “Tem a ver com melhorar as condições de empregabilidade das pessoas e de contratação das empresas”, declarou o secretário.
IBGE
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego no país caiu de 12,5% para 11,8% no trimestre encerrado em julho, em comparação ao período de fevereiro a abril. (Jéssica Vitória com informações do G1)