O edital de licitação para construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar o município paraguaio de Carmelo Peralta a Porto Murtinho, foi publicado nesta quinta-feira (05), pelo Governo do Paraguai. A obra está orçada em US$ 75 milhões e a estimativa do governo paraguaio é de que o empreendimento gere 1000 empregos nos 35 meses previstos para a execução dos trabalhos.
“A Rota Bioceânica está se tornando realidade. A publicação do edital da ponte, dentro do prazo estabelecido na reunião em Hernandarias, é uma demonstração do compromisso e empenho das autoridades paraguaias. No lado brasileiro também estamos avançando. Nesta semana, o Imasul entregou uma Declaração Ambiental solicitada pelo Dnit. Era o documento necessário para que o Governo Federal faça a licitação da obra do Contorno Rodoviário de Porto Murtinho, interligando a rodovia BR-267 com a ponte sobre o Rio Paraguai”, informou o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
O edital de Licitação Pública Internacional para elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica, socioambiental, engenharia e fiscalização, cadastro e auditoria para a construção da ponte sobre o Rio Paraguai foi publicado no site do órgão paraguaio responsável pelas contratações públicas do país vizinho.
As empresas interessadas em participar da licitação da ponte sobre o Rio Paraguai têm até o dia 16 de janeiro para a entrega de propostas na sede do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai. Nesta convocatória, podem participar consórcios tanto do Paraguai quanto do Brasil. A ponte terá um comprimento de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. O termo de referência definiu a edificação da travessia na altura do quilômetro 1.000 da Hidrovia do Paraguai, acima (sentindo Norte) das cidades de Carmelo Peralta e Porto Murtinho.
No lado brasileiro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já anunciou que foi concluído o estudo de viabilidade do anel-viário de 12 km que será construído entre a BR-267 e a ponte, em Porto Murtinho, ao custo aproximado de R$ 100 milhões. A licitação do projeto executivo está prevista para janeiro de 2020.
Além disso, na reunião em Hernandarias, realizada em 20 de novembro, o DNIT informou que, em razão da importância do corredor Brasil-Chile e da infraestrutura portuária que está sendo instalada na cidade fronteiriça de Mato Grosso do Sul, o governo brasileiro encomendará estudos para o projeto de adequações da rodovia BR-267. Obras para melhoria do tráfego serão realizadas em trechos que totalizarão 200 km, nos municípios de Porto Murtinho, Jardim, Maracaju e Rio Brilhante.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)