O Governo do Estado decidiu ampliar o número de militares do Corpo de Bombeiros com o intuito de conter os focos de incêndio no Pantanal nos últimos dias. Nesta quarta-feira (30), técnicos do Imasul e militares da Polícia Militar Ambiental (PMA) vão sobrevoar de helicóptero para fiscalização de propriedades da região.
As medidas foram tomadas em reunião realizada na tarde de ontem (29), na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura, Familiar (Semagro), com presença do Imasul, Corpo de Bombeiros, Ibama, Defesa Civil, Prevfogo e da PMA.
Outra medida é a prorrogação da proibição de queimadas no Bioma Pantanal por mais 30 dias, a ser publicada em Diário Oficial.
“A situação é bastante séria na região do Pantanal. O número de focos de incêndio na região cresceu muito entre os dias 22 e 29 de outubro”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.
Foram definidas ações de cooperação entre os órgãos em questões como alimentação e estadia. “Estamos nos articulando para levar essas pessoas para combater o fogo, mas elas precisam de infraestrutura, alimentação, local para dormir e combustível para os veículos e aeronaves. A área da PMA já foi colocada à disposição e temos alguns proprietários que já estão nos ajudando. Estamos criando uma base de operação na região de Miranda, como foi feito em Aquidauana”, acrescentou.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Portal MS)