“Governo diz que não tem dinheiro para subsidiar produtor, mas faz marmelada com sete bi no arrozão”, diz deputado

Foto: Divulgação/assessoria
Foto: Divulgação/assessoria

Durante reunião que ocorreu na Comissão de Agricultura (CAPADR) na manhã desta terça-feira (18) parlamentares indagaram o ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil Neri Gueller. O deputado federal, que também é vice-líder da comissão, Rodolfo Nogueira declarou que o governo federal deu mais uma “facada” nas costas do produtor rural. “Governo diz que não tem dinheiro para subsidiar produtor, mas faz marmelada com sete bi no arrozão”, disse Nogueira.

O parlamentar reforçou a incoerência do leilão de arroz que o governo federal tentou promover ao licitar empresas que não tinham afinidades com o ramo e que atuam em áreas distintas. “Na minha opinião, foi a maior aberração desse governo federal essa tentativa de comprar arroz. O setor passa a maior crise da história desse país. O produtor rural não sabe como pagar a conta e o governo fala que não tem dinheiro para subsidiar esse juros, mas se tem dinheiro para comprar arroz, por que não tem dinheiro para subsidiar e prorrogar as dívidas do produtor rural?”, indagou o parlamentar.

O ex-secretário, que acabou sendo demitido após denúncias de supostas irregularidades no leilão, foi sabatinado na manhã desta terça por integrantes da comissão. “Esse governo federal já te abandonou, chegou a hora do senhor abandonar esse governo também. Acho que chegou a hora do senhor lavar a honra nessa comissão, pois o ministro Fávaro abandonou o senhor, nem sequer atendeu o senhor e demitiu o senhor por email”, completou Nogueira.

Outra indagação do parlamentar a Gueller foi a proximidade de França, que é dono de corretora que atuou em leilão de arroz. Como mostrou a revista VEJA, França também trabalhou como assessor direto de Geller, durante o seu mandato como deputado federal, entre 2019 e 2022. O dono da Foco também é sócio do ex-secretário, Marcelo Gueller, em outra empresa.

Nogueira finalizou seu discurso dizendo que a comissão vai apurar até esclarecer todos os fatos. “Queremos saber de quem foi a decisão para a iniciativa desse leilão?”.

Com informações da assessoria de comunicação.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram

Leia também:

PL, PT e União Brasil ficarão com mais de 40% do fundão eleitoral de R$ 5 bi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *