O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta segunda-feira (8) do Diário Oficial do Estado, a convocação de prefeituras e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para apresentação de documentos necessários ao recebimento de R$ 3,1 milhões em repasses destinados ao fortalecimento da cadeia da reciclagem.
Segundo o governo, os recursos poderão ser utilizados em diversas ações estruturais e de apoio aos trabalhadores, incluindo a compra de equipamentos, utensílios e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); implantação de políticas voltadas à reciclagem; fortalecimento da coleta seletiva; estruturação ou ampliação de barracões e galpões de armazenamento; além de melhorias nas condições de trabalho. Também está prevista a possibilidade de investimento em sistemas de geração de energia solar.
Serão contempladas prefeituras e cooperativas de 12 municípios: Maracaju, Tacuru, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Alcinópolis, Campo Grande, Naviraí, Dourados e Corumbá. Cada entidade receberá valores proporcionais ao projeto apresentado e à análise técnica realizada pela gestão estadual.
Os documentos exigidos devem ser enviados até o dia 30 de janeiro de 2026, prazo estabelecido para que os convênios sejam formalizados por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
A iniciativa integra o pacote de políticas estaduais voltadas à sustentabilidade, economia circular e incentivo ao trabalho dos catadores, considerados peças fundamentais na gestão adequada de resíduos e na preservação ambiental.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais