Funcionários da Casa de leis participam de capacitação sobre nova lei de licitações

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (22), servidores do setor de Compras da Câmara Municipal de Jardim participaram de uma palestra organizada pela Sala do Empreendedor em parceria com o SEBRAE, com o tema “Desmistificando as compras públicas: Desafios e Oportunidades” ministrado por Felipe Bello.

O encontro reuniu funcionários da prefeitura, da Câmara e gestores interessados em compreender os impactos da Lei nº 14.133/21, a nova lei de licitações, que passou a vigorar em 2024. A legislação substituiu a antiga Lei nº 8.666/93 e trouxe inovações importantes para o setor público, especialmente no que se refere à transparência, celeridade dos processos e incentivo à participação de fornecedores locais.

Segundo especialistas, a modernização do processo licitatório fortalece o princípio da publicidade, amplia a concorrência e garante mais eficiência na escolha de prestadores de serviços e fornecedores, beneficiando tanto a administração pública quanto a sociedade.

Durante o evento, os servidores Renan Maidana Dias Vieira (diretor financeiro), Joelma Nunes de Oliveira (auxiliar administrativa e pregoeira) e Thiago Hideki Arashiro (gerente de compras), Kerolyn Candia (setor de comunicação) e Admilson Pereira da Rosa “She Ra” (diretor geral) representaram a Câmara de Jardim, reforçando o compromisso da instituição com a qualificação contínua de sua equipe e com a aplicação correta da legislação vigente.

A palestra também destacou os desafios que a nova lei impõe, como a necessidade de maior capacitação técnica dos servidores e adaptação dos órgãos públicos aos novos procedimentos digitais. Por outro lado, foram ressaltadas as oportunidades para os empreendedores locais, que passam a ter mais clareza e segurança para participar das compras públicas.

A agente de desenvolvimento do município Adrieli Miranda responsável pela Sala do empreendedor, através do programa Cidade Empreendedora assinado pelo Gestão Guga foi a responsável pela importante capacitação.

Com iniciativas como essa, a Câmara de Jardim reafirma seu papel de incentivar a atualização de seus servidores e defende a transparência, a legalidade e a eficiência no uso dos recursos públicos, ao mesmo tempo em que abre espaço para que o setor produtivo local tenha mais chances de competir de forma justa e igualitária.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *