O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira (11) que o Brasil está “praticamente vencendo a pandemia”. Até esta quinta-feira (10), o país registrou 129.522 mortes por causa da covid-19, sendo 983 confirmadas no dia. Ao todo, 4.238.446 pessoas foram infectadas.
“O governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma [pandemia] fossem minimizados, quer seja com o auxílio emergencial, que atingiu 65 milhões de pessoas no Brasil; quer seja com estímulos a pequenas e microempresas com créditos; quer seja investindo também, massivamente, na questão de meios e recursos para que governadores e prefeitos não faltassem junto à Saúde [em] como atender os possíveis infectados”, disse.
Apesar de diversos jornais estrangeiros –como New York Times, The Guardian e Financial Times– terem publicado editoriais críticos ao presidente brasileiro nos últimos meses, Bolsonaro disse que a imprensa no exterior elogia suas iniciativas de combate ao coronavírus.
“E estamos vendo: já começa a aparecer na mídia –em especial na mídia lá fora, porque a mídia aqui de dentro é difícil aparecer boa notícia– que o Brasil foi 1 dos países que menos sofreu com a pandemia, dadas as medidas tomadas pelo governo federal”, afirmou.
Bolsonaro deu as declarações em evento em São Desidério, na Bahia, em visita às obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste.
(Com informações do Poder 360)