Eleições 2022: Teve o título cancelado ou vai votar pela primeira vez? Saiba o que fazer

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Com a proximidade das eleições de 2022, em que os brasileiros poderão eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República, é importante que o título de eleitor esteja regularizado. O documento pode ser emitido para jovens entre 16 e 17 anos até o dia 4 de maio, data limite para aqueles que tiveram o documento cancelado possam reavê-lo também.

Recentemente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou dados alertando sobre a baixa procura entre os jovens para retirarem o título. Dos 6 milhões de adolescentes pelo País que estão aptos a votar, pouco mais de 830 mil haviam realizado o cadastro até fevereiro. O número representa 13,6% do total, o menor índice já registrado na história.

Outra situação que preocupa a Justiça Eleitoral é a de pessoas que não votaram nas últimas três eleições e, por conta disso, tiveram o documento suspenso. Como consequência, elas ficam impossibilitadas de fazer passaporte ou CPF, renovar a matrícula em estabelecimentos de ensino, participar ou tomar posse em concursos públicos e até mesmo fazer empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo.

Para ambos os casos, fazer ou regularizar o documento é um processo bastante simples. Principalmente por conta da pandemia e as medidas de isolamento que vinham sendo adotadas, todas etapas podem ser feitas digitalmente. O Tribunal Superior Eleitoral mantém a plataforma Título Net on-line, para que os usuários possam tirar todas as dúvidas e fazer o pedido do título sem sair de casa.

É importante que o jovem interessado em votar em outubro tenha em mãos uma câmera, para tirar uma selfie, e documentos pessoais que deverão ser digitalizados. A lista completa consta no site do TSE. Já para os eleitores mais experientes que deixaram de votar em eleições passadas e não justificaram a ausência, é possível conferir primeiro se há alguma pendência com a Justiça Eleitoral.

Na página Quitação de Multas a pessoa preenche seus dados e fica sabendo se tem ou não valores a pagar. Casa tenha, é gerado automaticamente um boleto. Após o pagamento da multa ser processado, o passo seguinte é requerer a revisão dos dados eleitoras na plataforma Título Net, enviando os documentos requisitados.

Não se esqueça: a data limite para resolver qualquer problema com o documento é 4 de maio. Não deixe de exercer o seu direito de cidadão e participar da escolha democrática dos nossos representantes pelos próximos quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *