Coronavírus é alvo de debate na Assembleia Legislativa de MS

O novo coronavírus (Covid-19), doença surgida em dezembro do ano passado e que tem deixado o mundo em alerta, foi um dos assuntos discutidos em audiência pública, realizada na tarde de quinta-feira (27) no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

A reunião, proposta pelo deputado Antônio Vaz (Republicanos), presidente da Comissão Permanente de Saúde, teve como objetivo central a apresentação, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), de relatório do terceiro quadrimestre de 2019. O deputado Felipe Orro (PSDB), vice-presidente da Comissão, também participou da audiência.

Na mesma sessão, o Governo de Mato Grosso do Sul divulgou a informação que destinou R$ 567,044 milhões para pagamento de despesas na área da Saúde de setembro a dezembro do ano passado, conforme relatório apresentado pela coordenadora de Instrumentos de Planejamento e Gestão da SES, Vanessa Rosa Prado. O montante é 17,35% maior que os R$ 483,203 milhões, efetivamente pagos no quadrimestre anterior.

Casos suspeitos de Covid-19 na região

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul enviou ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, amostras de oito casos que podem ser catalogados como suspeitos. Desse total, três já foram descartados. “Esses casos foram diagnosticados como síndrome viral por Influenza A”, detalhou o titular da SES.

Ainda segundo Resende, a amostra relativa ao paciente de Ponta Porã, continua em análise em São Paulo e o resultado deve se expedido em até 48 horas. “Mas, acredito que também será uma síndrome viral comum”, afirmou.

Para o secretário, Mato Grosso do Sul e o Brasil estão preparados para o enfrentamento da doença. “Temos o melhor sistema de saúde do mundo”, considera, referindo-se ao Sistema Único de Saúde (SUS). “As equipes do SUS estão preparadas, mostrando coesão jamais vista antes”, acrescentou.

(Texto: João Fernandes com ALEMS)

1 thoughts on “Coronavírus é alvo de debate na Assembleia Legislativa de MS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *