Confira a coluna “Segredos de Estado” por Laureano Secundo

Laureano Secundo
Foto: Valentim Manieri

A nuvem da política

A nuvem da política muda constantemente e, por isso, uma semana pode ter um efeito significativo na opinião do eleitor, e um fato que poderia gerar uma repercussão acaba dando novos rumos nas pesquisas. Os efeitos desta operação da Polícia do Rio de Janeiro ainda estão sendo avaliados, mas uma coisa já se sabe: eles virão e se afetarão a corrida sucessória à presidência ou mesmo nos Estados, só o tempo e o eleitorado dirão.

O item segurança sempre esteve na lista das principais preocupações dos eleitores, principalmente dos centros urbanos, ao lado da saúde, educação e economia. Junto às populações que convivem diariamente com a criminalidade patrocinada principalmente pelo tráfico de drogas, operações com essas são aprovadas e este tipo de ação é praticamente um monopólio de correntes de direita, pouco preocupadas com pautas com os direitos humanos.
Jogo do vice

Aos poucos, cresce entre os emedebistas a desconfiança de que podem perder um ou até mesmo dois deputados estaduais até a janela eleitoral que será aberta em março.

Contar com quem?

O presidente regional do PL, ex-governador Reinaldo Azambuja, deu xeque-mate no ex-deputado estadual e ex-candidato a governador Capitão Contar. Ele terá que entrar no PL para concorrer ao Senado como seu companheiro de chapa.

Novo Rumo

O nome Senador Nelsinho Trad começa a ser considerado para a vaga de vice de Eduardo Riedel, o que evitaria uma debandada do PSD em direção à candidatura do PT.

A esquerda

O PSB vai ter que se alinhar à esquerda e apoiar a campanha do presidente Lula à reeleição. Isso pode levar definitivamente o deputado estadual Paulo Duarte para o PSDB ou até mesmo para o PP.

Desânimo

O presidente do Partido Novo, Guto Scarpanti, já não está maistão animado com a possibilidade de ter Capitão Contar como candidato ao Senado e Marcos Pollon disputando o governo do Estado.

Azedou

As recentes declarações da ex-deputada federal Rose Modesto complicaram as relações dentro do partido e mesmo nacionalmente. A federação entre o União Brasil e o Progressistas parece estar com o risco de não se confirmar

“Não podemos politizar a questão da segurança”, Governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel (PP).

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais

Uso de carteira física em planos de saúde é pautado nesta terça-feira em redação final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *