Giselle Marques apresentou seu vice na chapa, que será Thiago Possiede
As chapas que vão concorrer à presidência e diretoria da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) fizeram seus registros e já engrenam campanha pelo Estado. As primeiras a fazerem foram as advogadas Giselle Marques e Rachel Magrini, seguidas do advogado Bitto Pereira, que oficializou sua chapa ontem (7), ao fim da tarde, em evento realizado com presença de apoiadores no comitê de campanha.
As eleições da OAB/MS ocorrem em 19 de novembro, e os candidatos têm um pouco mais de 30 dias para realizar campanha e pedir votos. Para a concorrente Giselle Marques, o cenário é disputadíssimo, e as outras duas chapas representam os grupos que, tradicionalmente, se revezam no poder. Marques está à frente do movimento de oposição “OAB Que Queremos”, que vem ganhando força. Mestre e doutora em Direito e pós-doutora em Meio Ambiente, a advogada é apontada como a grande chance de mudança nos rumos da OAB/ MS. Ao lado de Giselle, o movimento anunciou o candidato a vice-presidente, advogado Thiago Possiede, sócio da Possiede Araujo Advocacia.
Formado em Direito pela UFMS no ano de 2013, Possiede foi coordenador do escritório LGA Advogados, tem apenas 32 anos e promete ser uma força da jovem advocacia no comando da OAB/MS. “Vamos criar o Programa ‘Meu primeiro escritório’, que visará facilitar o ingresso do jovem advogado no mercado da advocacia, oferecendo desde cursos e amparo técnico para a abertura da pessoa jurídica a até linhas de crédito para o jovem advogado montar e mobiliar seu primeiro ambiente de trabalho”, diz Thiago.
“Além disso, os profissionais recém-inscritos na Ordem serão isentos do pagamento da anuidade durante os cinco primeiros anos de inscrição.” É a primeira vez que um jovem advogado se propõe a ocupar um cargo tão relevante na OAB/MS. “A jovem advocacia precisa de um suporte da OAB, e por isso disponibilizei o meu nome para que sejamos ouvidos e representados”, reforça Thiago.
A chapa de Rachel Magrini foi registrada tendo com candidato a vice-presidente o advogado André Xavier. A composição da diretoria de Magrini causou certo racha na chapa da situação da Ordem. Isso porque os atuais conselheiros da OAB/MS Thiago Amorim e Fábio Andreasi, e o membro do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) Gustavo Borges, decidiram dar apoio à candidata. Rachel vem destacando sobre a oxigenação de poder na Ordem e integrando advogados que querem mudanças e reestruturação na OAB/MS.
Bitto Pereira, que tem apoio do atual presidente, Mansour Karmouche, também lançou a chapa de forma oficial na noite de ontem. Ele tem como candidata a vice-presidente a advogada Camila Bastos. A principal bandeira de Bitto Pereira é a valorização das prerrogativas (direitos) dos advogados, e dos honorários advocatícios. “São os pilares para que o advogado tenha dignidade e possa sempre prestar um bom serviço a seus clientes”, afirmou Bitto.
(Texto de Andrea Cruz)