Bastidores da política 02.09

Parabellum

O deputado estadual Capitão Contar estranhou dia desses quando um jornalista o chamou pelo primeiro nome, Renan. “Faz tempo que ninguém me chama assim”, disse o parlamentar que é identificado muito mais pela patente e pelo sobrenome. Ao ser perguntado sobre a sua pré-candidatura a prefeito resumiu: “Sou o nome do partido para a disputa”. E emendou logo depois uma ponderação. “Vocês só vão me ouvir falar sobre candidatura depois que eu tiver concluído todos os estudos sobre Campo Grande, seus problemas e as necessidades, sobre a campanha eleitoral e todo o planejamento.” E, mantendo todos os cacoetes castrenses, concluiu: “Militar é assim. Só vai para a guerra depois que tudo está preparado, nos mínimos detelhes”. E seguiu adiante mais Capitão que Renan do que nunca.

Homenagem 

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmelo Leandro, foi homonageado com a Comenda do Grã-Colar da Ordem dos Advogados do Brasil, durante a sessão magna em homenagem aos 40 anos da entidade em Mato Grosso do Sul, pelos relevantes serviços prestados à advocacia sul-mato- -grossense. O juiz Alexandre Antunes da Silva, da Justiça Militar Estadual, também foi homenageado na mesma ocasião. A sessão foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Prêmio

O prêmio Congresso em Foco, que vai destacar os parlamentares com melhor atuação em Brasília, mobilizou e tirou o sono das assessorias dos deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul que não perdem oportunidade para pedir votos para seus assessorados. A votação terminou ontem (31) e só hoje os militantes estão tomando fôlego. A expectativa agora é com os resultados mas, a considerar a mobilização mais perceptível, nomes mais lembrados são os dos deputados Fábio Trad (PSD-MS) e Rose Modesto (PSDB-MS).

Sou Lula

Mesmo preso, desgastado pelas derrotas judiciais mais recentes e sem capitalizar os efeitos de decisoes do STF que podem rever processos inteiros, Lula continua tendo um inegável peso específico positivo dentro do Partido dos Trabalhadores. Por aqui, todos os três candidatos a presidente do diretório municipal estão usando a imagem do ex-presidente em sua legenda. A disputa está acirrada e o fim de semana marcou mais um round na luta petista pelo comando da legenda no maior colégio eleitoral do Estado.

Tchau, Bernal

O ex-prefeito Alcides Bernal não chega ao Dia da Pátria como presidente regional do Partido Progressista. Uma reunião em Brasíllia esta semana define o novo perfil da direção progressista. Os dirigentes nacionais estão convencidos de que precisam tomar uma atitude e evitar a debandada geral. Com Bernal no comando, o PP teria praticamente que começar do zero, perdendo deputados e vereadores. A renovação será feita de olho na principal meta de 2022: eleger um deputado federal, e, quem sabe, atrair um parlamentar ainda antes da janela partidária (o que é um pouco mais difícil).

Pelo interior

O Partido Trabalhista Brasileiro está começando a lançar seus candidatos a prefeito pelo Estado. Em Coxim recebeu Moacir Kohl, que deve encabeçar uma coligação importante para enfrentar os pesos-pesados locais. Ele próprio é um deles, mas espera contar com pelo mais um aliado de peso. Nas próximas etapas o PTB deve se fortalecer em Ponta Porã e Corumbá. Nomes ainda estão sendo alinhavados.

Aparelhando

O presidente Jair Bolsonaro está reclamando de nomeações que estão sendo preparadas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em pleno fim de gestão. Segundo ele, é uma tentativa de aparelhar o órgão, deixando pouco espaço para um eventual substituto. A reclamação deixa claro que a continuidade dela no cargo não está nos seus planos e, certamente, estarão fora também nomes que ela possa apoiar. (Guilherme Filho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *