A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) vai sediar, no próximo dia 30, às 14h, uma reunião técnica para tratar da indisponibilidade frequente dos números de emergência 190 e 193 no município de Naviraí, a 363 quilômetros de Campo Grande.
O encontro foi solicitado pelo deputado Junior Mochi (MDB), em parceria com o deputado Pedro Kemp (PT), e contará com a presença da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio da CTIR (Coordenadoria de Tecnologia, Informática e Radiocomunicação), liderada pelo coronel Wandner Meirelles. Também participarão representantes das principais operadoras de telefonia fixa e móvel: Vivo, Claro, Tim e, especialmente, a Oi, responsável pela operação do número 190 em Mato Grosso do Sul.
Segundo o requerimento apresentado em plenário, o objetivo da reunião é cobrar explicações e buscar soluções definitivas para garantir o pleno funcionamento das linhas de emergência, fundamentais para o atendimento rápido da população em situações de risco.
As falhas, segundo informações da CTIR, estão relacionadas tanto ao contrato de prestação de serviços com a operadora Oi quanto a problemas recorrentes de desvio de rota após atualizações realizadas pelas operadoras móveis, o que impede que as chamadas sejam corretamente direcionadas.
A iniciativa dos parlamentares surge após uma indicação formal encaminhada à Sejusp, ao comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, solicitando atendimento urgente à situação. A indisponibilidade do serviço 190 tem gerado preocupação entre os moradores de Naviraí, que relatam dificuldade em acionar socorro em casos emergenciais.
A reunião será um passo importante para identificar as causas das falhas e definir medidas que assegurem respostas rápidas e seguras à população em situações de emergência.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais