Em dezembro deste ano, os advogados que defenderam judicialmente o ex-presidente Lula, na Lava Jato, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, irão lançar o livro “Lawfare: uma introdução” em conjunto com o jurista Rafael Valim. O volume de 150 páginas será publicado pela editora Contracorrente e deve estar disponível nas livrarias a partir da 1ª semana de dezembro.
O livro discute o desenvolvimento do conceito de lawfare, que ganhou projeção a partir da tese da defesa de Lula no caso do tríplex –que resultou na condenação e prisão do petista. Os advogados acusam o então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Sergio Moro de ter praticado o lawfare contra o ex-presidente. O entendimento foi reafirmado em diversos recursos, inclusive junto ao STF (Supremo Tribunal Federal),
“Muitas vezes, o termo tem sido utilizado como sinônimo de judicialização da política, fenômeno que, embora real, não se confunde com o lawfare”, explicaram os advogados à Carta Capital. Os autores defendem ainda que a prática é aplicada não apenas no âmbito político, mas também no militar e econômico.
(Texto: Karine Alencar com informações do Poder 360)