Adriane Lopes define prioridades para 2026 com foco em equilíbrio fiscal, grandes obras e diálogo institucional

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram"Temos grandes desafios pela frente", aponta a prefeita Adriane Lopes - Arquivo/O Estado
/ Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram"Temos grandes desafios pela frente", aponta a prefeita Adriane Lopes - Arquivo/O Estado

Iniciativas de 2025 abrem caminho para investimentos estruturantes e projetos sociais neste ano

A Prefeitura anunciou que 2026 será marcado pela execução rigorosa do Plano de Governo, com ênfase em ações monitoradas e transparentes. Ao jornal O Estado, a prefeita Adriane Lopes (PP), destacou as prioridades da gestão, entre elas, o equilíbrio das contas públicas, o planejamento orientado por desempenho e a realização de obras consideradas emblemáticas para o desenvolvimento urbano da Capital. “Nossa prioridade é executar as ações do Plano de Governo, de forma monitorada e transparente. Temos grandes desafios pela frente, onde se elencam os principais como o equilíbrio das contas públicas, o planejamento por desempenho e obras emblemáticas”, disse.

Ainda em 2025, Adriane Lopes articulou os principais projetos estruturantes para 2026, abrangendo infraestrutura, mobilidade, serviços públicos e desenvolvimento urbano. Durante reunião com vereadores no segundo semestre, foram discutidas emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do próximo ano, cujo orçamento estimado ultrapassa R$ 6,6 bilhões, para obras em mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde, inclusão social, construção de hospitais e ampliação de serviços psicossociais.

Paralelamente, a prefeita buscou apoio da bancada federal sul-mato-grossense para garantir emendas destinadas principalmente à infraestrutura urbana, como pavimentação e recapeamento de ruas, além de reforço em áreas como saúde e educação. Também foi assinada a adesão ao PEF (Plano de Equilíbrio Fiscal), que abriu caminho para investimentos de até R$ 544 milhões em obras de asfalto, drenagem e outras intervenções em 33 bairros de Campo Grande.

No âmbito político-institucional, a gestão avalia de forma positiva o relacionamento com o Poder Legislativo ao longo do último ano. Segundo Adriane, o diálogo com a Câmara Municipal tem sido amigável e bem estruturado desde o início da gestão. “Mesmo em momentos sensíveis, como o período de discussão da reforma administrativa, houve apoio dos vereadores”, afirmou.

A expectativa da administração é manter esse ambiente de cooperação, garantindo a continuidade das ações planejadas e a aprovação das matérias necessárias para o avanço das políticas públicas municipais em 2026.

Projetos Estruturante

Segundo o Executivo municipal, para este ano estão previstas intervenções de grande impacto. No campo da infraestrutura estaca-se a construção de um viaduto estaiado no cruzamento da Avenida Gury Marques com a Avenida Senador Antônio Mendes Canale. Também está no planejamento a finalização do antigo prédio que inicialmente seria destinado ao Centro Municipal de Belas Artes, além de um programa de pavimentação e drenagem que deve contemplar mais de 25 bairros em todas as regiões urbanas da cidade.

Outro ponto relevante é o recapeamento asfáltico, previsto para ocorrer de forma abrangente em todo o perímetro urbano. Adriane Lopes ainda projeta o início das obras do Parque Turístico Municipal e da construção do Hospital Municipal, considerados projetos estratégicos para o lazer, o turismo e a ampliação da oferta de serviços de saúde à população.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *