“A universidade, como o próprio nome diz, é plural”

Polarização política cultivada nas universidades é vista pelo reitor como um reflexo da sociedade. Reeleito, Turine defende gestão equilibrada, na qual haverá respeito aos diferentes pensamentos

O Estado: Como fazer para manter a qualidade de ensino e corrigir problemas da universidade tendo orçamento cada vez menor?

Turine: Enfrentamos dificuldades econômicas desde 2016 e mostramos que é possível manter e melhorar a qualidade de ensino e alcançar melhores indicadores com o uso responsável dos recursos públicos. Fizemos ações que geraram economia financeira.

Inicialmente, com a transformação digital da UFMS, implantação de todos os processos administrativos de forma on-line, revisão de contratos de locação de imóveis e espaços físicos, de locação de impressoras, de redução de consumo de papel, água e energia. Tudo isso representa uma gestão moderna e eficiente, e com muito planejamento estratégico conseguimos manter as atividades com qualidade.

Também foi fundamental para a governança da UFMS a articulação com o governo federal, com o MEC, bancada federal, governo estadual, governo local e com o setor produtivo. Sem parceria e acordos de cooperação é impossível gerir a UFMS, que tem orçamento e pessoal igual a muitos municípios de MS.

O próprio Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/Ebserh) é exemplo de uma gestão de saúde eficiente. Realizamos a 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2019, e temos muitos outros exemplos.

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Amanda Amorim/ publicado no site por Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *