Agentes da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Aquidauana, município distante 125 quilômetros da Capital, autuaram em R$ 50 mil um frigorífico na região pelo derramamento de efluentes, isto é, resíduos industriais, em meio a uma estrada na área rural. O conteúdo era proveniente de uma lagoa de tratamento, próxima à localidade.
O chamado da equipe foi no último sábado (19). Na acasião, moradores da região perceberam os resíduos serem despejados a céu aberto, supondo terem saído da indústria local. Após vistoria, a PMA confirmou a grande quantidade de efluentes escorrendo pela estrada, atingindo até mesmo uma propriedade vizinha.
Assista no vídeo:
O material foi constatado ter vazado de uma lagoa que é utilizada como tratamento de esgoto do frigorífico. Depois de novos levantamentos pela PMA, o responsável pela empresa foi contatado nesta terça-feira (22) para realizar a remoção dos resíduos. Ele poderá responder pelo crime culposo de poluição, com pena prevista de 6 meses a um ano de prisão.
Ainda, o empreendimento foi autuado administrativa, levando uma multa de R$ 50 mil. A PMA fiscalizará as obras na lagoa, para que se evite assim um novo acidente.