Muita gente já saiu de casa para aproveitar o feriado prolongado da Proclamação da República, mas para aqueles que ainda não saíram e estão se organizando para pegar a estrada, a Polícia Civil dá dicas para se prevenir contra eventuais furtos nas residências. A intenção é dificultar a situação dos criminosos, que aproveitam estas datas para praticar os delitos, já que o local está fechado.
Entre as orientações, a polícia enfatiza que a porta da cozinha deve ser protegida e a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis.
Outra orientação é para que as pessoas não guardem objetos de valores em casa. “Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares”, orientou.
Faça o máximo para dificultar a ação de furto, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Além disso, mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa.
Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre;