Medidas são resultado de seis meses de investigação de Delgacia de Polícia do Estado
Nesta quarta-feira (08), foi deflagrada a Operação Proteção Integral III, coordenada pela Polícia Federal e realizada simultaneamente em 16 Estados do Brasil.Em Mato Grosso do Sul, três alvos foram deflagrados pela Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e Primeira Delegacia de Polícia de Dourados.
Foram apreendidos aparelhos celulares de um índigena pelos policiais na Aldeia Jaguapirú, em Dourados. Ele prestou esclarecimentos na 1º DP (Delegacia de Polícia) do município. Em Paraíso das Águas, um homem de 35 anos foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantil. Sobre o terceiro indivíduo, não foram divulgadas informações.
Os mandados são resultados de seis meses de investigação conduzida pela equipe da Depca, que identificou um grande volume de conteúdo ilícito circulando na internet, permitindo a localização dos suspeitos e a adoção de medidas cabíveis.
A operação tem como objetivo identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet, além de apreender dispositivos e materiais utilizados nas ações criminosas.
Âmbito Nacional
A operação cumpriu simultaneamente, em todas as unidades da federação, 184 mandados de busca e apreensão, além de 7 mandados de prisão preventiva e 2 de prisão temporária. A operação resultou ainda em 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e 3 vítimas resgatadas. Participaram da ação 617 policiais federais de todos os estados e 273 policiais civis de 16 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MS, PA, PB, PE, PI, RJ, RS, SC, SP).
Coordenada pela PF, aOperação Proteção Integral III dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025, evidenciando o trabalho permanente da Polícia Federal nessa frente de combate.
Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais, demonstrando o empenho da instituição em proteger crianças e adolescentes e responsabilizar autores de crimes dessa natureza.
Qualquer suspeita pode ser comunicada de forma anônima pelo Disque 100, em qualquer delegacia de polícia ou no site www.pc.ms.gov.br
Resumo da Operação Nacional Proteção Integral III
• Mandados de busca e apreensão: 184
• Prisões em flagrante: 55
• Vítimas resgatadas: 3
• Policiais envolvidos: 617 federais e 277 civis
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.