O secretário de Segurança Pública de São José dos Pinhais, cidade na região metropolitana de Curitiba (PR), Ricardo Kusch, 44, foi morto no domingo (7) na marginal Pinheiros, em São Paulo, durante uma suposta tentativa de assalto.
Kusch era guarda municipal e assumiu a Secretaria de Segurança Pública. Ele estava em uma moto quando foi baleado, no final da tarde. Nas redes sociais, ele publicou vídeos de trechos da viagem e imagens de sua moto. “Vamos ali e já voltamos”, escreveu.
Segundo a Prefeitura de São José dos Pinhais, Kusch estava na cidade para renovar o visto de viagem. Ele chegou a ser socorrido e foi levado para o Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu. O caso é investigado pelo 89º Distrito Policial.
“Ele desempenhou grandemente sua função, nos trazendo inúmeras ideias e ações para fortalecer a segurança do município”, disse a prefeita após o assassinato. “O Kusch tinha um grande coração, era uma pessoa ímpar, alegre, família, que não media esforços pelo bem do outro”.
Em 2018, o secretário disputou a eleição para deputado estadual no Paraná e em 2020 para vereador em São José dos Pinhais, mas não foi eleito. Nas campanhas eleitorais, se declarava conservador e pregava “tolerância zero contra o crime”.
Com informações da Folhapress