A Polícia Federal apreendeu na noite de sexta-feira (18), 231 toneladas de Acetato de Etila, uma grande quantidade de insumo químico que pode ser usado no refino de cocaína, no pátio de uma empresa de transporte de cargas em Corumbá, a aproximadamente 417 quilômetros de Campo Grande.
Após terem sido transportadas por cinco caminhões de uma empresa fornecedora localizada em São Paulo, o material com o valor aproximado de R$ 3 milhões, teria como destino uma empresa boliviana localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra.
A apreensão ocorreu após fiscalização de policiais federais que constataram a irregularidade no transporte e recebimento da carga, além das suspeitas sobre a empresa compradora do produto na Bolívia, que poderia ser utilizada para desvio do material para o refino de cocaína em território vizinho.
Segundo peritos criminais da PF, o Acetato de Etila está presente em mais de 87% das amostras de cocaína apreendidas no Brasil.
Não houve prisões, porém todos os autuados infringiram o disposto na Lei 10.357/2001 e poderão responder tanto administrativamente quanto criminalmente, de acordo com suas responsabilidades.
Aeronave com cocaína
A Policia Federal e a FAB (Força Aérea Brasileira) apreenderam na madrugada de ontem (20), uma aeronave sem plano de voo, modelo PA-34 SENECA, recheada com 465 quilos de cocaína em Campo Grande. O piloto foi preso.
Com informações do repórter Itamar Buzzatta