Contra o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal e a SENAD (Secretaria Nacional Anmtidrogas) do Paraguai realizaram nesta terça-feira (15) as operações Turfe e Brutium. No Brasil, os federais estão em cinco estados e no Paraguai há mandados sendo cumpridos em Dubai nos Emirados Árabes e na Espanha.
De acordo com os oficiais, homens da SENAD ocuparam logo pela madrugada uma mansão que tinha até campo de golfe. As investigações, que já duram cerca de 18 meses, desvendaram a existência de um grupo responsável pela aquisição de drogas na Bolívia e Colômbia que era armazenada no Brasil e depois seguia para a Europa.
Enquanto no Brasil, auditores e policiais federais trabalham para cumprirem 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.
Ao todo foram apreendidas, ao longo da investigação, mais de 8 toneladas de cocaína, tanto no Brasil, quanto na Europa – destino final do entorpecente. Além disso, mais de R$ 11 milhões de reais foram arrecadados dos criminosos, ainda na fase sigilosa, antes da deflagração das operações desta manhã.
(Com Itamar Buzzatta)