Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizaram fiscalização numa fazenda no município de Inocência na quarta-feira (11) e localizaram, com uso de GPS, o desmatamento ilegal de 13,80 hectares de vegetação nativa em área protegida. As atividades foram interditadas e o infrator, 49, residente em Goiânia (GO), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 26 mil.
Ele também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção, pena agravada devido a área protegida. O infrator foi notificado a apresentar um PRADA (Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada) junto ao órgão ambiental estadual.
Com uso de drone foi realizada toda a caracterização e com GPS a aferição da área para emissão de relatório que irá subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que será julgado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.
Os documentos também serão encaminhados ao MPE (Ministério Público Estadual), para subsidiar a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos.
Filhote de onça é encontrado em canavial
Policiais Militares Ambientais de Costa Rica receberam de funcionários de uma usina sucroenergética, localizada no município de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, um filhote de onça-parda (Puma concolor) que estaria perdido da mãe em um canavial na madrugada de quarta-feira (11). Durante trabalhos de colheita da cana-de-açúcar os funcionários encontraram o animal.
Segundo Dourados agora, a PMA acredita que a onça mãe teria fugido em razão do barulho das máquinas, abandonando o filhote. Uma equipe encaminhará o filhote ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.
(Texto: João Fernandes com Rural News MS)