PM acusado de abordagem que terminou em morte no Tarsila do Amaral é preso durante férias em Recife

Foto: reprodução/Ilustrativa
Foto: reprodução/Ilustrativa

Os dois policiais militares investigados pela abordagem que terminou com a morte de Rafael da Silva Costa, no bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande, foram presos nesta semana, às vésperas de completar um mês do caso. As prisões ocorreram por determinação do Poder Judiciário, após avanço das investigações conduzidas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Rafael morreu no dia 21 de novembro, após ser abordado por policiais enquanto estava em surto e sob efeito de drogas dentro de um supermercado. A suspeita é de que ele tenha sofrido uma crise convulsiva. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação policial e mostram o momento em que Rafael é derrubado de forma violenta na calçada.

Conforme apurado um dos policiais acusados estava de férias em Recife (PE), acompanhado da esposa, quando foi preso pelo Gacep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS. A prisão ocorreu após a expedição de mandado judicial. A previsão é de que o militar seja transferido para Campo Grande na próxima semana.

O outro policial investigado foi preso em Mato Grosso do Sul. Entre a noite de sexta-feira (19) e a manhã deste sábado (20), ele deu entrada no Presídio Militar de Campo Grande, onde permanece custodiado. No início deste mês, no dia 1º, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) havia realocado os dois policiais para outras funções administrativas, enquanto a corporação realizava a apuração interna sobre a ocorrência no Tarsila do Amaral.

Além do caso mais recente, o policial preso em Recife também responde pela morte de Antônio Boneti do Nascimento, de 48 anos, ocorrida em 2 de fevereiro do ano passado. Na ocasião, Antônio morreu durante uma abordagem policial realizada após o descumprimento de uma medida protetiva.

Segundo o registro da época, os policiais utilizaram um bastão para conter o homem, alegando necessidade de imobilização. Antônio foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Santa Casa de Campo Grande, onde deu entrada por volta das 14h35. A morte foi confirmada às 22h55.

Os dois casos seguem sob investigação do Ministério Público e das autoridades competentes para apuração das responsabilidades criminais e administrativas dos policiais envolvidos.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Paraguaio morre após ser baleado por policial de folga em Ponta Porã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *