Em todo o território nacional, a PF (Polícia Federal) vai utilizar 100 drones para aumentar a segurança nas eleições e prevenir contra a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020.
Os equipamentos serão alocados em municípios estratégicos onde vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores.
De acordo com a PF, as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da polícia preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Assim, quando forem feitos alguns flagrantes de crime eleitoral, os policiais vão imediatamente ao local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências.
Com o uso de drones, a presença física dos policiais deve diminuir e o contato social com não envolvidos em situação criminosa também, sendo importante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.
(Texto: Dayane Medina)
Veja também: Eleições 2020: orientações para votar em segurança