A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza uma operação de combate à pirataria de equipamentos de telecomunicações em 11 Estados. Ontem (17) no primeiro dia da operação foram apreendidos ou lacrados mais de 23 mil produtos irregulares.
A operação conta com o apoio de 55 fiscais, divididos em 20 equipes, sendo que os alvos são distribuidoras e empresas do setor.
Eles estão atuando nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Piauí e Tocantins.
A iniciativa de fiscalização ocorre após denúncias feitas por associações e fabricantes de produtos sobre a comercialização de equipamentos não certificados.
O superintendente de Fiscalização da Anatel, Igor de Moura comenta que a ação é uma forma de averiguar de forma detalhada as denúncias. “A operação realizada é a consagração de um grande esforço que a fiscalização da Anatel vem fazendo dentro do Plano de Ação de Combate à Pirataria, […] de forma conjunta com outros órgãos da Administração como a Polícia Federal, que participou ativamente em parte das ações de hoje”. (Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)