Com um efetivo de 400 policiais distribuídos em dez estados, a Operação Corrosão cumpriu na manhã desta quinta-feira (25) dezenas de mandados de prisão e de busca e apreensão, incluindo ações em Campo Grande. A ofensiva, coordenada pela Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) de Goiás, tem como alvo um esquema de tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As investigações revelaram uma estrutura complexa e hierarquizada, permitindo identificar dezenas de novos integrantes do grupo. Segundo a Ficco, foi possível mapear toda a rede criminosa: da liderança central e responsável pela contabilidade até os encarregados de disciplina interna, além de distribuidores, fornecedores e intermediários financeiros.
No total, foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, 39 de prisão preventiva e 16 de prisão temporária, com o bloqueio de R$ 21 milhões em bens e contas ligadas aos investigados.
A ação simultânea ocorreu em Goiás, São Paulo, Paraná, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.
A Ficco é formada por agentes da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, reforçando o caráter integrado da operação. De acordo com as autoridades, o trabalho visa desarticular a base financeira da organização criminosa e interromper a movimentação de recursos ilícitos que alimentavam o tráfico de drogas em diferentes regiões do País.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Polícia deflagra Operação Janus e cumpre 22 mandados contra o tráfico em quatro cidades de MS