Em comparação com 2020, o número de feminicídios caiu 83,3% ao longo do ano de 2021, em Campo Grande. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgou que o total de vítimas, principalmente de seus companheiros, passou de 12 em 2020 para 2 em 2021.
Segundo a Sejusp, em nível de estado, os casos de feminicídios tiveram redução de -12,8%. No ano passado, o total de vítimas foi de 34, contra 39 contabilizados em 2020. Em 2021 a maioria dos casos, 20 no total, foram registrados nos municípios localizados na de faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.
A titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), em Campo Grande, delegada Elaine Benincasa, acredita que a queda dos feminicídios tem a ver com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica e ampliação do acesso à informação, bem como ao trabalho realizado pela delegacia especializada.
“São várias instituições, poderes, órgãos e entidades que se apoiam uma na outra para prestar toda essa assistência à mulher. Em razão desse fortalecimento da rede, as informações chegam mais rápido, coesas e eficazes às mulheres, que se sentem empoderadas e fortalecidas. Uma vez vítimas da violência doméstica, elas procuram as delegacias, registram ocorrências e pedem medidas protetivas, que evitam sim o agravamento de condutas anteriores dos agressores”, afirma.
(Com assessoria)